Tradutor

Águia

0 comentários

Águia


Nota: Para outros significados de Águia, ver Águia (desambiguação).
Águia

Águia-rabalva em vôo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Accipitridae
Pandionidae
Géneros
Ver texto
A águia é o nome comum dado a algumas aves de rapina da família Accipitridae, geralmente de grande porte, carnívoras, de grande acuidade visual. O nome é atribuido a animais pertencentes a géneros diversos e não corresponde a nenhuma clade taxonómica. Por vezes, dentro de um mesmo género ocorrem espécies conhecidas popularmente por gavião ou búteo.
As águias são também símbolos utilizados em vários contextos e culturas:

Algumas espécies de águia

0 comentários

tudo sobre o guepardo

NOME COMUM: Guepardo

NOME EM INGLÊS: Cheetah

NOME CIENTÍFICO: Aciononyx jubatus

NOME EM ESPANHOL: Guepardo

NOME EM FRANCÊS: Guépard

NOME EM ALEMÃO: Gepard

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:Comprimento corpo: 120 - 150 cm

Comprimento do rabo: 60 - 80 cm

Altura na cernelha: 60 - 76 cmPeso: 28 - 65 kg

REPRODUÇÃO: Período de gestação: 90 - 95 dias

Número de crias: 1 - 5 filhotes

Peso ao nascer: 250 - 280 g

CICLO VITAL: Desmame: 6 meses

Amadurecimento sexual: Fêmeas depois dos 2 anos, machos depois dos 2,5 - 3

Tempo de vida: Aproxim. 15 anos

INIMIGOS: Humanos, leões, hienas e cães selvagens.

Esse animal corre muito: pode alcançar a velocidade de 110 quilômetros por hora.
Mas um bom cavalo pode superá-lo. Sua especialidade é o ataque de surpresa. Como se surgisse do nada, ele cai sobre um rebanho que pasta e mesmo animais ágeis como a gazela, o antílope, a zebra, o avestruz e o gnu não podem escapar.
Geralmente prefere caça pequena. É um animal solitário, embora às vezes cace aos pares.
Sua velocidade é uma proteção. Talvez, por isso, não tenha medo do homem,sendo facilmente domesticado. Os sultões da índia tinham centenas deles e os usavam como cães de caça. Há muito desapareceram da Ásia e hoje são raros na África.
Com um treinamento hábil, o guepardo pode torna-se uma companhia efetuosa, tem a agilidade dos grandes felinos. Seu parentesco com eles mostra-se na pequena cabeça redonda, pelagem e grande cauda malhada. Contudo, pelas longas pernas, garras não retráteis e latido, assemelha-se a um cão. A fêmea produz de dois a cinco filhotes, duas vezes ao ano. Não se reproduz bem em cativeiro.

a chita

0 comentários

tudo sobre a chita

Nome científico: Acinonyx jubatus

Distribuição: As chitas podem, neste momento, ser encontradas no Centro e Sul do continente africano. Este animal já foi presença frequente no Médio Oriente e em alguns territórios asiáticos, embora actualmente seja muito raro avistá-lo nestas paragens.

Solitária: Ao contrário de outros felinos africanos, a chita é um animal solitário, que só se faz acompanhar pelos filhos, se os tiver. Os irmãos também se mantêm juntos durante algum tempo após a mãe considerar que estão preparados para viverem sozinhos.

Velocidade: A chita é um animal extremamente veloz. Apresenta características morfológicas diferentes de outros felinos, nomeadamente, as suas unhas não são retracteis, e todo o seu corpo é músculo moldado para ser um velocista, não utilizando a força como maior trunfo.O seu tamanho corporal limita o tamanho das presas que a chita consegue caçar, mas a sua velocidade permite que apanhe presas que também sejam muita ágeis.Sendo o animal terrestre mais veloz, chega a atingir os 110 km por hora, e nunca pode fazer corridas superiores a 10 segundos. Por este motivo, a chita tem de caçar à primeira, pois se falhar vai ter de esperar até que a sua temperatura volte ao normal para poder voltar a perseguir uma presa. Assim, a chita escolhe uma vítima em campo aberto, e vai lentamente tentar uma aproximação, alheando-se de todos os outros animais, para aumentar a probabilidade de sucesso. Se chegar ao ponto de achar que vai ser bem sucedida, tentará então um ataque de surpresa.As prezas favoritas das chitas são as gazelas e impalas, que consegue arrastar com facilidade e que permitem não sofrer muitos danos físicos, se eventualmente falhar.

Perigos: Dada a sua estatura e o facto de viver de forma solitária, a chita encontra muitos carnívoros, nomeadamente as hienas, que sistematicamente vão tentar levar a sua presa. Então, quando caça, leva a presa para uma zona mais protegida e de onde possa observar os movimentos em seu redor para mais facilmente poder defender-se.

Reprodução: As chitas têm ninhadas de dois ou três filhotes, e a gestação dura cerca de 90 dias. A mãe amamenta as crias em exclusivo até estas terem cerca de 60 dias, depois e até aos seis meses caça sozinha para eles e por volta dessa altura começa a ensiná-los a caçar. Até aos dois anos, caçam e vivem juntos, e quando a mãe acha que estão preparados para sobreviver sozinhos, desaparece para nunca mais voltar. As jovens crias permanecem ainda juntas durante alguns meses, mas progressivamente vão-se afastando e criando os seus próprios territórios de caça.

Tamanho, peso e esperança de vida: As chitas medem em média 1,30 de comprimento, 75 cm de altura e pesam cerca de 50 kg.A sua esperança de vida é de 20 anos

Raposa do Ártico.

0 comentários

tudo sobre a raposa do Artico

  • NOME COMUM: Raposa do Ártico.

NOME CIENTÍFICO: Alopex lagopus.

NOME EM INGLÊS: Arctic Fox

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnivora

FAMÍLIA: Canidae

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: vive nas regiões mais setentrionais do hemisfério norte, incluindo continentes e ilhas através da Eurásia, América do Norte, Groenlândia e Islândia, cobrindo praticamente toda a região ártica.

HABITAT: Encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.

HÁBITOS ALIMENTARES: É um animal caçador e oportunista, comendo praticamente qualquer animal, vivo ou morto. Tem uma preferência por pequenos mamíferos, mas também come insetos, frutas, carniça, e todo tipo de restos alimentícios deixados pelos homens. Geralmente, sua dieta de inverno inclui invertebrados, pássaros marinhos, peixes e focas. As populações que vivem mais no interior, têm uma dieta rica em lemingues. Durante os meses de verão, quando há mais alimentos disponíveis, a Raposa do Ártico costuma armazenar comida em seus esconderijo para usar mais tarde.

Seu estômago é excelente: digere qualquer presa. Além disso, pode suportar longos períodos de jejum.

TAMANHO: 53 a 55 cm. A cauda mede por volta de 31 cm e tem de 25 a 30 cm de altura.

PESO: 3,1 a 3,8 kg.

PÊLO: Os pêlos são compridos e sedosos. Ela possui pêlos inclusive nas solas dos pés. A cor de sua pelagem funciona como uma verdadeira camuflagem. Na evolução da espécie, houve uma mutação que permite à Raposa do Ártico variar a cor de sua pelagem de acordo com a estação do ano: acinzentada ou acastanhada no verão, torna-se branca no inverno. A mudança começa na região da cauda, avançando para a parte anterior.

PELE: A pele da raposa também é um ótimo isaolante térmico que lhe possibilita viver a temperaturas baicas, como -50º C.

TEMPO DE VIDA: 13 a 14 anos

PERÍODO DE GESTAÇÃO: 51 a 54 dias.

NÚMERO DE FILHOTES: O número de filhotes varia de acordo com a quantidade de comida disponível, especialmente lemingues. Normalmente nascem de 5 a 11 filhotes, mas este número pode chegar a 20 em situações ideais.

REPRODUÇÃO: A Raposa do Ártico é monogâmica e normalmente os casais permanecem juntos por toda a vida. Os filhotes são amamentados de 8 a 10 semanas e atingem a maturidade sexual com apenas 10 meses. O macho auxilia na alimentação dos filhotes. Que caçador distrído deixaria de notar esta belíssima presa de pele branca caída no chão gelado? Um passarinho se aproxima para dar uma olhada. Numa fração de sengundo, o falso defunto levanta. Um bote, e o bibsbilhoteiro imprudente foi apanhado e engolido. Este é apenas um dos muitos truques que a raposa-do-Ártico usa para conseguir seu alimento nas terras gelas do sul do Canadá, da Gorenlândia e da Sibéria.
As Raposas do Ártico vivem uma vida nômade. Freqüentemente formam pequenos bandos para varrer o campo em busca de comida. Este grupo é composto por um macho adulto, a prole, e duas fêmeas - uma delas normalmente é de uma cria anterior e permanece para ajudar a criar a nova prole. Escavam cavernas na tundra aberta ou em regiões rochosas. Estes esconderijos têm de 4 a 8 entradas e um sistema de túneis cobrindo cerca de 30 metros quadrados. Muitas destas cavernas vem sendo utilizadas por centenas de gerações de raposas.

o jacaré-açu

0 comentários

tudo sobre o jacaré-açu


NOME COMUM: Jacaré-Açu
OUTROS NOMES: Caimão - preto, jacaré - aruará, jacaré - açu ou jacaré - gigante.
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Crocodylia
FAMÍLIA: Alligatoridae
NOME CIENTÍFICO: Melanosuchus niger
NOME EM INGLÊS: Black Caiman
NOME EM ESPANHOL: Caimán Negro
COMPRIMENTO: Atinge até 6 metros de comprimento.
COMPRIMENTO AO NASCER: 30 cm
PESO: até 300 quilos de peso
OVOS: 40 a 50 ovos postos uma vez por ano
TEMPO DE VIDA: vive entre 80 e 100 anos
CARACTERÍSTICAS: Focinho grande e curto. 4º Dente não visível com a boca fechada. Placas ósseas na barriga.
Distribuição geográfica e habitat: Vive nos rios, igarapés e lagoas da Amazônia.
HÁBITO ALIMENTARES: É um animal carnívoro, se alimenta de quase todos os animais da floresta, desde peixes até aves e mamíferos. Alimentam-se inclusive de piranhas.
HABITAT: Habita os rios e lagos da bacia amazônica.
REPRODUÇÃO: A fêmea faz um ninho na vegetação na beira do lago, onde coloca seus ovos que após 01 mês de incubação, eclodem. Ao contrário das maiorias dos répteis, as fêmeas de jacaré costumam proteger os ninhos e filhotes. O acasalamento dá-se na água, mas a fêmea bota os ovos na margem.
CURIOSIDADES:O jacaré açu também é conhecido como jacaré preto, é o maior dos jacarés sul-americanos, podendo chegar a medir 6 metros de comprimento. Hoje em dia é muito raro encontrá-lo, já que é muito caçado para uso de sua pele. Fazendeiros não gostam de jacarés açus por perto pois representam algum perigo para as pessoas e suas criações, e normalmente os matam. Tem um couro muito cobiçado, é uma carne saborosa, apreciada por muitos moradores da região. Por isso esta na lista de animais ameaçados de Extinção.
Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narinas são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino.
O jacaré açu deve temer mais seus inimigos quando ainda é jovem. Se não é comido no ovo por carnívoros ou grandes cobras, corre o risco de ser devorado, assim que nasce, pela jibóia ou por outros jacarés adultos.
0 comentários

tudo sobre a fuinha

NOME VULGAR:Fuinha
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Mustelidae
NOME CIENTÍFICO: Martes foina
CARACTERÍSTICAS:Comprimento: 46 cm, mais 20 cm de cauda
período de gestação: 250 a 295 dias
Ninhada: 3 a 5 filhotes
Quando capturada e treinada desde pequena, a fuinha pode ficar mansa como um gatinho, os romanos a usavam para caçar ratos. Quando capturada já adulta, ela consegue adaptar-se bem à nova vida. Existe uma estória de um lorde da Escócia que encontrou uma fuinha ferida e cuidou dela até que ficasse curada. A fuinha, então mudou-se para os estábulos do lorde, acabou com todos os ratos dali e fez amizade com os cavalos, vivendo muito bem com eles.
Em geral, a fuinha vive perto de fazendas, onde ataca os galinheiros. É encontrada na Ásia, do norte do Himalaia até a Mongólia, e na Europa; há também espécies aparentadas na América do Norte. A fuinha é menor que a maioria das espécies: tem pernas mais curtas, pelo vermelho vivo e áspero. Move-se aos saltos e rói obstáculos com os dentes afiados. A toca, em geral, é um oco de árvore, ou um buraco com túneis que vão até um galinheiro e que tem a entrada escondida por folhas.
No inverno, a fuinha dorme de dia e caça a noite: no verão, caça também de dia. No verão, que é o período de acasalamento, a fuinha exala um cheiro forte de almíscar e solta gritos estranhos. Os filhotes nascem no começo da primavera.

TIGRE

0 comentários
TIGRE 

NOME COMUM: Tigre
NOME EM INGLÊS: Tiger
NOME CIENTÍFICO: Panthera tigris
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: Varia de 142 a a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode Ter mais de 1 metro
ALTURA: 90 a 100 cm
PESO: 130 a 320 Kg
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 100 a 108 dias
FILHOTES: 1 ninhada (1 a 4 filhotes) cada 3 anos. Os filhotes começam a separar-se da mãe aos 3 anos. Quando nascem os filhotes medem cerca de 30 cm e não pesam mais do que 1 quilo.
HABITAT: O habitat original do tigre foi Sibéria. Daí espalhou-se pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso.
TEMPO DE VIDA: Tempo de vida médio de um tigre é de 20 anos. Os machos, em geral, vivem menos que as fêmeas.
CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE:
  • O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
  • A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
  • Os dentes caninos dos tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
  • As listras da cara do tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois tigres com o mesmo padrão de listras.
  • O tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
  • Com todo seu peso e tamanho o tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído.
  • Os tigres são suficientemente fortes para arrastar grandes presas por longas distãncias. Um único tigre, por exemplo, pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
  • Quando faminto um tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Isso equivale a 1/5 do seu próprio peso.
  • Os tigres são animais misteriósos e, possuêm códigos prórpios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras.
  • Os maiores tigres têm pêlos mais espesso e vivem nas partes mais frias da Sibéria.
  • Os tigres da selva são sensíveis ao calor e usam a água para refrescar-se. São ótimos nadadores e já houve casos de tigres nadarem mais de 5 quilômetros.
PELAGEM: A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.
O tigre possui garras fortes, dentes afiados e enfrenta qualquer animal. É o maior felino, mesmo velho, fraco e ferido poderá atacar o homem.
Hoje, o número de tigres não passa de 5 mil em todo o mundo. É um animal protegido, quer dizer, é proibido caçá-lo.
Os tigres correm muito depressa, principalmente no inverno, quando são mais ativos. A visão não é boa mas a audição e o olfato são muito aguçados. É na base do som e do cheiro que eles perseguem o veado e o antílope de que se alimentam. É um animal solitário, exceto na época do acasalamento, quando a fêmea e o macho compartilham o mesmo território.
Os tigres habitavam antigamente quase todo norte gelado da Ásia, outros viviam nas cordilheiras da Ásia central e muitos ainda habitavam as densas e úmidas florestas do sul. Vivendo em lugares diferentes, desenvolveram-se em várias subespécies, apresentando características diferentes. Embora possam viver em climas e ambientes variados, os tigres não conseguem conviver com o ser humano. Tantos foram os tigres abatidos pelo homem, que duas subespécies já foram exterminadas.
Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) 158 - 211 cm - Atualmente, o tigre-de-bengala é a espécie mais comum. Existem no mundo cerca de 2.500 tigres-de-bengala, a maioria deles vivendo na Índia.
EXTINTO
Tigre-do-cáspio (Panthera tigris virgata) 158 - 201 cm - O tigre-do-cáspio é uma das espécies provavelmente extinta. Hoje é visto apenas em ilustrações.

Tigre-da-china (Panthera tigris amoyensis) 145 - 180 cm - O tigre-da-china vive em diversas regiões do país que lhe dá o nome. mas, atualmente, não existe mais do que cem animais desta espécie em todo aquele território.
 Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica) 158 a 225 cm - O tigre-da-sibéria é o maior de todos os tigres atuais. Abrigado por uma espessa pelagem, ele enfrenta o clima gelado daquela região.A cor clara de seu pêlo o confunde com a neve e permite qhe ele se aprosime da presa sem ser perseguido. Existem hoje cerca de duzentos desses animais vivendo em liberdade.
 Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatra) 142 a 173 cm e o Tigre-de-java - EXTINTO - (Panthera tigris sondaica) vivem em ilhas cobertas por densas florestas tropicais, no sul da Ásia. Para correr e se esconder com mais facilidade, esses animais são favorecidos por um porte menor do que o comum. Ainda assim, existem tigres no continente asiático.
Tigre-branco (Panthera tigris) - O tigre-branco, considerado durante muito tempo um "tigre fantasma", personagem de lenda, é uma variedade rara, originária da Índia.

a harpia

0 comentários

tudo sobre a harpia

Nome vulgar: HARPIA

Outro nome: Águia Real

Nome em Inglês: Harpy Eagle

Nome científico: Harpia harpyja

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Nome inglês: Harpy eagle

Distribuição: México, América Central, Brasil, Argentina e Colômbia.

Habitat: Florestas tropicais

Hábitos: É rápido e possante em suas investidas sendo capaz de levar para a árvore uma presa de grande porte

Longevidade: 40 anos

Maturidade: 6 anos

Época reprodutiva: Junho a Novembro

Gestação: Incubação: 30 dias

Nº de filhotes: 01

Alimentação na natureza: Animais de pequeno e médio porte (mamíferos e aves)

Alimentação em cativeiro: Carne, pequenos animais como pintos, ratos, etc.

Causas da extinção: Destruição de seu habitat, uma vez que necessita de grandes áreas para viver.

CARACTERISTICAS: Também conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro, a harpia é a ave de rapina mais poderosa do Brasil, com porte e força inigualáveis.
Esta ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza; o papo e a nuca, negros e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, uma crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.

PESO:Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 m e um peso variando entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea. Esta ave de rapina pode ser encontrada do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos.

CURIOSIDADES: Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Sua alimentação é feita de animais de porte médio, como aves, macacos e preguiças, que são capturadas quando tomam sol nas copas das árvores, de manhã cedo.
Atualmente, a harpia encontra-se praticamente restrita à Floresta amazônica, devido à caça predatória do homem.

o lobo

0 comentários

tudo sobre o lobo

caracteristicas do lobo
O lobo é um animal selvagem, mamífero, aparentado com o chacal e o cachorro doméstico. É carnívoro e pode medir até 1,60 m de comprimento, incluindo a cauda (de 45 cm), e geralmente tem 85 cm de altura. Pesa em média 50 ou 60 kg. Tem dentes muito poderosos e cauda peluda. Diferencia-se do cachorro doméstico por determinadas características dos ossos do crânio. O lobo tem os flancos finos, ossos e músculos salientes. Os olhos, brilhantes como brasas, não são dispostos horizontalmente, como os dos cães, mas em linha oblíqua. Vive em média de 16 a 20 anos, e pode correr a 45 km/h.
habitat
Vive hoje nas regiões setentrionais da Europa, Ásia e América. O lobo raramente se isola de seu círculo familiar. Na primavera, a fêmea escolhe um abrigo, junto a uma rocha ou sob uma árvore, e aí prepara um leito de folhas e pêlos, para dar luz à seus filhotes.
lobo - guara
Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus. É um animal mamífero e carnívoro, e está classificado como um animal vulnerável. Família dos canídeos. Ele é o maior canídeo sul-americano, com cerca de 20 a 32 kg. Seu nome popular vem da pelagem amarelo - avermelhada. Vive em campos cerrados, e ocorre a presença do lobo-guará em alguns países da América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Norte da Argentina e Uruguai.
vida social dos lobos
Forma grupos familiares e costuma caçar em bandos, nos quais existe hierarquia, sobretudo no inverno. É de hábitos noturnos e evita o homem. Pais e crias constituem a unidade básica do grupo, que se estabelece em um território e o defende marcando-o com urina e fezes. Os lobos têm uma estrutura social muito hierarquizada e mostram modelos de comportamento concreto para informar sua posição social de domínio ou submissão. O lobo emite um uivo muito peculiar, que é mais fácil de ser ouvido durante o acasalamento, no inverno.
O lobo é um animal predador com o qual o cão pode se hibridar; há muitas subespécies geográficas que se diferenciam em porte, pelagem e forma. Caçado devido aos estragos que provoca quando em matilhas, desapareceu de algumas regiões, mas é protegido por diversos países, como o Canadá, onde estes ajudam a controlar a multiplicação dos cervídeos.

Leopardo Asiático

0 comentários
NOME COMUM: Leopardo Asiático ou Gato leopardo

NOME CIENTÍFICO: Felis [Prionailurus] bengalensis

SUBSPÉCIES: P.b.alleni - Hainan Is. - China P.b.bengalensis - India, Indochina P.b.borneoensis - Borneo P.b.chinensis - ChinaP.b.euptilurus - Korea, Leste da Siberia P.b.horsfieldi - Sul de Kashmir P.b.javanensis - Java, BaliP.b.sumatranus - Sumatra P.b.trevelyni - Norte de Kashmir

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

NOMES EM:
- INGLÊS: Leopard Cat - Bengal cat
- FRANCÊS: chat léopard du Bengale
- ALEMÃO: Bengalkatze - Zwergtigerkatze
- ESPANHOL: gato bengali, gato de Bangala
- BANGLADESH: chita biral, ban bilar
- CHINES: jin chien mao, bao mao, shih hu, shan mao
- AFEGÃO: psk jangley
- INDONÉSIA: kucing batu, kucing congkok
- ÍNDIA e PAQUISTÃO: chita billi
- KACHIN: nam laniao
- KANNADA: INDIA: huli bekku
- KAREN, TALAIN: kla hla
- LAOS: sua meo, sua pa, sua nak
- MAHRATTI, GHATS: INDIA: wagati
- MALÁSIA: kucing batu, rimau akar
- MYANMAR: kye thit, thit kyuk, kya gyuk
- FILIPINAS: maral, tamaral
- RUSSIA: Amurskii kot, bengalskaya koshka
- SHAN: hen wap
TAILÂNDIA: maew dao

CARACTERÍSTICAS:Comprimento corpo: 40 - 90 cm

Comprimento do rabo: aproximadamente metado do comprimento do corpo

Altura na cernelha: 20 - 45 cm

Peso: 3 - 8 kg ou mais

REPRODUÇÃO: Período de gestação: 65 - 70 dias

Número de crias: 2 - 4 filhotes. Os pais ajudam a criar os filhotes.

Peso ao nascer: 75 - 95 gs

CICLO VITAL: Desmame: aproximadamente 3 meses

Amadurecimento sexual: fêmeas depois de 2,5 anos e machos com 2,5 anos

Acasalamento: São relatados períodos de cobertura uma vez ao ano entre os meses de fevereiro e março, nas regiões frias. Nas regiões tropicais os acasalamentos ocorrem durante todo o ano.

Tempo de vida: 12 - 15 anos

INIMIGOS: Leopardos, hienas, lobos e raposas.

ALIMENTAÇÃO: A dieta também inclui pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.

PAÍS DE ORIGEM: Ásia

DISTRIBUIÇÃO: Sua distribuição compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremos Oriente do continente, inlcuindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.

HABITOS: possue hábitos noturnos, se mantem ativo do entardecer até o amanhecer, o que se torna raro vê-lo durante o dia. Embora descritos como primariamente noturnos alguns animais monitorados por colares rádio-transmissores na Tailândia exibiram atividade diurna com muita frequência.

HABITAT: Habitante original das selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malaysia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailandia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.

CURIOSIDADE: Um fato interessante sobre o leopardo asiático é que ele é o unico gato selvagem utilizado, com sucesso, em programas de procriação híbrido para produção de gatos domésticos. Nos últimos anos ele deu origem à raça Bengali. O Bengali desenvolveu-se a partir de um programa americano de 1963, em que a geneticista Jean Sugden cruzou um macho doméstico com uma fêmea de gatopardo asiático, tentando transferir as marcas do gato selvagem para uma raça doméstica. Os primeiros espécimes de leopardo asiático chegaram aos EUA na década de 50.

APARÊNCIA FÍSICA: Assemelha-se à Jaguatirica , da América do Sul (Felis pardalis), sendo em geral de porte menor As variedades que habitam as regiões da antiga União Soviética (Felis euptilura) costumam ser maiores e de pelagem mais densa – são os gatos de Amur. Costumam ser de coloração marrom-amarelado nas regiões tropicais e marrom-acinzentado nas áreas mais ao norte. De fato há uma ampla gradação nas nuances de cores. O padrão de pelagem do leopardo asiático é pintalgado com spots escuros, algumas vezes sólidos, outras vezes exibindo rosetas, sendo a cauda listrada em negro, até a extremidade.

PROTEÇÃO: Caça proibida: Bangladesh, Hongkong, India, Indonésia, Japão, Malásia (exceto Sabah), Myamar, Nepal, Pakistão, Russia, Tailândia, Taiwan.

Caça e Comércio controlados: Coréia do Sul, Laos, Singapura.

Sem proteção legal fora das áreas de controle: Butão, Brunei, China, Filipinas, Vietnam.

Sem Informações: Afeganistão, Camboja, Coréia do Norte.
Em comparação a outros felinos, os gatos-leopardos asiáticos são comuns nas áreas em que habitam. Populações que vivem em ilhas são as mais vulneráveis. Nas Filipinas, onde o estado atual das florestas é o pior em toda a Äsia tropical o leopardo asiático sem dúvida enfrenta dificuldades. Provavelmente será extinto em Cebu, devido à extensa devastação das florestas, assim como já ocorreu em muitas outras ilhas da região. Estima-se que sejam menos de 100 nas ilhasTsushima. Em Taiwan são capturados regularmente nas armadilhas de caçadores aborígenes.

AMEAÇAS: Tem sido desenvolvidos programas de reprodução em cativeiro para as populações das ilhas de Tshushima e Negros. Caça ilegal e exportação de pele na China. Outra ameça potencial é que os leopardos asiáticos cruzam espontaneamente com gatos domésticos que vivem em condição livre ou semi-selvagem.

A pantera negra

0 comentários
NOME COMUM: Onça preta, pantera negra, pantera nebulosa

NOME EM TUPI GUARANI: jaraguá-pichuna

NOME CIENTÍFICO: Panthera onca

NOME EM INGLÊS: Black Panther

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae

CARACTERÍSTICAS:Maturidade sexual aos 3 anos

Período de vida: 18 a 20 anos

Gestação: 93 a 110 dias

CURIOSIDADE:Na onça-pintada ocorre também o fenômeno do melanismo, comum aos leopardos asiáticos (pantera - negra) e outros felinos. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas oceladas encontradas nas onças comuns. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta e em tupi-guarani recebe o nome de jaraguá-pichuna. Pela sua raridade, a onça-preta é um animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zólogos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça-pintada. A onça-preta ocorre com freqüência em regiões florestadas.

o urso malaio

0 comentários

tudo sobre o urso malaio

Nome Comum: Urso malaio ou urso-dos-coqueiros

Nome em inglês: sum bear

Nome em espanhol: oso malaio

Nome científico: Helarctos malayanus

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Ursidae

Gênero: Helarctos

Comprimento: qaté 130 cm

Altura: até 60 cm

Peso: até 65 kg

Reprodução: uma cria por ano. De um a três filhotes em cada cria. Os filhotes ficam com a mãe por um ano

Período de gestação: 96 dias

Maturidade Sexual: 3 – 4 anos

Tempo de vida em cativeiro: 28 anos

Distribuição demográfica: encontrado sudeste asiático, de Myanmar e Tailândia à Malásia, Sumatra e Bornéu.

Habitat: vivem na selva tropical, sozinhos ou em pequenos grupos.

Alimentação: os ursos malaios são onívoros e seu alimento preferido é os brotos de coqueiros, mas o urso malaio come também insetos, pequenos mamíferos, aves, ovos e mel. Ele aprecia também os cupims.

Característica Física: Tem a cabeça grande, focinho comprido, olhos brilhantes e orelhas pequenas. A pelagem marrom-brilhante é áspera. As garras não são retraveis. É o menor dos grandes ursos ainda vivos e é chamado de “sun bear” (urso do sol) por causa de suas manchas visivelmente amarelo-alaranjadas no tórax.

Estilo de vida: Os ursos-malaios agarram superfícies com facilidade, devido às solas sem pêlos de seus pés, e suas garras curvas fazem com que sejam hábeis escaladores. Eles também usam suas garras fortes para abrir colméias e outros ninhos de insetos. Os menores entre os grandes ursos, estes animais passam grande parte do dia nas árvores, onde constroem abrigos para dormir.

Status: AMEAÇADO: Como o habitat do urso-malaio está se tornando cada vez mais limitado, às vezes ele procura alimento em terras cultivadas. Ele é caçado por causa de sua vesícula biliar e garras, usadas pela medicina tradicional chinesa. Por esses motivos, o urso-malaio está ameaçado de extinção.

CURIOSIDADES:O urso malaio filhote não é um animal perigoso. Na Índia ele é criado como bicho de estimação e os filhortes são admitidos nas casas, onde brincam com as crianças. Quando adultos, ele são mesno delicados e mais daninhos.

o dragao de Komodo

0 comentários

tudo sobre o dragao de Komodo


Origem: O dragão de Komodo é o maior dos lagartos que existem na terra. Habita na ilha de Komodo na Indonésia, e em outras pequenas ilhas adjacentes.

Alimentação: Este incrível gigante é um predador notável, já que por regra não mata instantaneamente a sua presa; morde, e a infecção causada pela sua mordedura vai acabar por matar o animal, ou mesmo o humano, ao fim de alguns dias. Depois, quando cheira a carne putrefacta - e o dragão consegue captar o cheiro até 7 km de distância! - dirige-se ao local, para então fazer o seu banquete. Como a carne já está em adiantado estado de putrefacção, os dragões arrancam pedaços com a boca e com as enormes unhas que possuem. O que normalmente acontece é que vários dragões chegam à mesma presa e ao mesmo tempo, sendo então a refeição partilhada, de forma hierárquica, mas sempre com algumas lutas entre eles. A hierarquia é estabelecida pelo tamanho corporal e força dos animais. As presas preferidas dos dragões de Komodo são os búfalos, os javalis, os cervos, os cavalos e os macacos.

Perigo para as populações: Nestas ilhas, as habitações são construídas sobre estacas, dado que desde sempre muitos habitantes morreram, em virtude dos ataques destes bichos, que por vezes invadem as aldeias. Até há poucos anos, quase todos os humanos que eram mordidos acabavam por morrer. Com a evolução dos fármacos e com assistência mais rápida, começaram a ser salvas algumas pessoas, que ficam para sempre marcadas nas zonas afectadas pela mordedura. Outro aspecto que levou a algumas mortes foi o facto de só em pleno século XX, por volta de 1910, se ter dado a devida atenção a este animal, e às consequências da sua terrível mordedura.Para se ter uma ideia do cocktail de bactérias existente na saliva destes bichos, se um dragão de Komodo se morder a ele próprio, acaba por morrer com as bactérias provenientes da sua própria boca!

Reprodução: Para a reprodução, as fêmeas fazem buracos no chão, onde depositam entre 24 e 30 ovos, que eclodem cerca de 40 dias após a postura. Muitos dos dragões que vão nascer nunca vão atingir a idade adulta. Alguns morrem às garras de outros predadores, outros são devorados por elementos da sua própria espécie. No entanto, estima-se que existam cerca de 5000 indivíduos desta espécie, número que se tem mantido estável.

Tamanho, peso e longevidade: Um dragão de Komodo pode medir até 3,00 m, pesar 120 kg e viver até 50 anos.

A VIDA DO URSO POLAR

0 comentários

tudo sobre o urso polar


Nome científico: Ursus maritimus
Outros nomes Urso branco
Distribuição: Os ursos polares habitam as regiões do circulo polar ártico e territórios envolventes, nomeadamente Canadá, Alasca, Sibéria, Gronelândia e ilhas próximas, como Svalbard (Noruega) e Wrangel (Rússia).Com o degelo das calotes polares, muitos ursos têm sido encontrado afogados longe dos seus territórios naturais, vítimas do deslocamento de imensas massas de gelo que se separam com os animais em cima e que acabam por derreter, deixando os ursos muito longe de algum local firme e levando a que, apesar de serem excelentes nadadores, acabem por morrer.
Alimentação: A base da dieta dos ursos polares são as focas, independentemente da espécie, já que fornecem muito alimento e muita gordura, extremamente necessária para estes animais. No entanto, qualquer outro animal que se cruze com um urso polar pode ser uma refeição, sejam aves ou os seus ovos, mamíferos terrestres locais, peixes ou carcaças de baleia que ocasionalmente encontre enquanto vagueia.
Estado de conservação: Esta espécie está classificada pela IUCN como vulnerável, o que se deve a vários factores: a caça, que devastou grande parte dos animais desta espécie, a baixa taxa de natalidade registada na espécie e, finalmente, o aquecimento global, que pode acabar o serviço que os homens começaram. Estima-se que antes do ano 2100 possa já não haver ursos polares a viver em liberdade.
Gestação e maturidade sexual: As fêmeas dos ursos polares atingem a maturidade sexual após completarem os 4 anos, o que só acontece com os machos entre os 5 e os 6 anos.A gestação deste animais dura em média 230 dias, podendo variar entre 195 e 265 dias, findos os quais podem nascer entre uma e quatro crias, mas normalmente duas. As crias vivem acompanhadas das mães até cerca dos 24 meses, altura em que se tornam independentes. Em média, durante a sua vida uma mãe ursa desta espécie pode gerar crias 5 vezes.
Tamanho: Os ursos polares são o maior carnívoro terrestre da actualidade. Os machos podem atingir os 2,5 metros e pesar 800 quilos, enquanto que as fêmeas rondam os 1,8 metros e pesam cerca de 500 quilos.
Longevidade: Os ursos polares a viver em liberdade têm uma esperança de vida média de 30 anos, em cativeiro um pouco mais. Há registo de um urso polar que passou os 40 anos em cativeiro, mas é o recorde conhecido.

tudo sobre a hiena malhada

0 comentários

tudo sobre a hiena malhada


Distribuição: A hiena malhada é um animal carnívoro extremamente bem sucedido e adaptado. Por esse motivo, pode ainda ser encontrada um pouco por todo o território do Centro e Sul de África, pois embora preferira os espaços abertos da savana, a floresta não a intimida, e com a sua capacidade de adaptação consegue viver tranquilamente no meio das árvores, desde que não seja floresta muito densa, ou na periferia das grandes e desorganizadas cidades africanas, onde sabe que pode encontrar alimento, principalmente gado doméstico. No entanto, não são animais muito estudados e têm poucos admiradores, talvez pelo mau cheiro que sempre os acompanha, em virtude de não cuidarem da sua pele, ao contrário de outros predadores. O cheiro a sangue e entranhas das suas presas afasta o mais curioso e interessado admirador, e o seu andar também não é muito cativante, isto em resultado da forma característica do seu corpo. Talvez por isso seja caçada de forma tão intensa, cruel e desinteressada pelos habitantes das zonas onde passa.Em alguns países houve e continua a haver tentativas para domesticar este animal, mas não resulta, é como querer chamar um crocodilo pelo nome... Para além das imagens, sempre desagradáveis, de animais acorrentados e açaimados, constituem apenas tentativas condenadas à partida. A hiena não se domestica, é um animal selvagem em todo o seu esplendor.Desde sempre, a hiena teve má reputação entre as tribos indígenas dos territórios que habita. O seu som mais conhecido, como se estivesse sempre a rir - apesar dessa ser apenas uma das suas vocalizações -, e o seu aparecimento fugaz para devorar o cadáver de um animal quando a morte chega, faz com que seja considerada, em muitas zonas e para muitas culturas, um animal que transporta espíritos maus.AlimentaçãoMas a verdade é bem diferente, e como todos os outros habitantes dos grandes espaços africanos, a hiena faz parte da fauna autóctone. A sua presença é bem necessária no topo da cadeia alimentar, já que é um dos animais que faz desaparecer o resto das carcaças e dos ossos que os grandes felinos e outros predadores deixam para trás, evitando em muitos casos o aparecimento de doenças e a contaminação das águas que, de outro modo, atingiriam animais e habitantes locais. Mas a hiena não é apenas um necrófago, é também um caçador exímio. Apesar de ser muito corpulenta e de não ser muito rápida, é dona de uma mordida poderosíssima. Tende a caçar em grupo, e de forma muito organizada, já que cada grupo trata de forma precisa o ataque e raramente existe um insucesso, ao contrários dos felinos que, com frequência, vêm as suas presas escaparem. O alvo preferido das hienas são os gnus, mas os búfalos, as zebras, e mesmo as girafas, entre muitos outros animais de menor porte, fazem frequentemente parte do seu menu. A sociedade das hienas é matriarcal, as fêmeas dominam todo o grupo, embora existam vários subgrupos familiares dentro de cada grupo. Frequentemente, atingem cem animais a viver em conjunto, embora para caçar se formem os tais subgrupos de três a cinco animais, que voltam à segurança do grande grupo quando acaba a caçada.Individualmente, a hiena também se aventura a caçar, mas sabendo das dificuldades que vai encontrar por causa de ser pouco veloz e ágil, tende a procurar pequenas presas e animais muito jovens ou debilitados que, não obstante representem menos quantidade de alimento, garantam sucesso.

Gestação: O tempo de gestação das hienas dura em média 98 a 110 dias e normalmente nascem duas crias, embora aconteça com alguma frequência o nascimento de três, ou mesmo quatro crias.

Tamanho e peso: Uma hiena adulta pode pesar mais de 70 kg, medir até 1,5 m de comprimento e atingir os 80 cm de altura. Em corrida, dificilmente ultrapassa os 60 quilómetros por hora. Estima-se que as hienas possam atingir os 20 anos a viver em liberdade, embora em cativeiro já tenham sido registados os 41 anos.

A vida de um Leão

0 comentários
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. leo


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Leão é o nome popular do felino cujo nome científico é panthera leo.
O leão é encontrado em três continentes: África, Europa e Ásia. Porém, a grande concentração atual de leão ocorre nas savanas africanas.
A cor deste animal varia entre a amarela claro e o marrom.
Os machos se diferenciam das fêmeas pelo tamanho, peso e presença da grande juba.
Os leões são carnívoros e caçadores (principalmente as fêmeas). Os leões se alimentam de antílopes, gnu, búfalos, zebras, javalis e outros mamíferos de pequeno e médio porte. Um leão de grande porte pode comer até 35 quilos de carne em apenas um dia.
Vivem em grupos de 5 a 40 animais, formado na maioria por fêmeas.
As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado dos filhotes, enquanto os machos são encarregados de proteger o grupo dos animais maiores.
Existem várias espécies de leões, porém as mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-asiático, leão-do-cabo e leão-senegalês.
Podem atingir até 55 km/h, porém conseguem percorrer pequenas distâncias.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:
Comprimento:  entre 2,5 m e 3,0 m (macho) e  entre 2,3 m e 2,7 (fêmea)
Peso:  entre 150 e 230 kg para machos e entre 120 a 170 kg para fêmeas.
Cor: do amarelo claro ao marrom
Altura: aproximadamente  60 a 90 cm

Tudo sobre Elefantes

0 comentários
nota: Para outros significados, veja Elefante (desambiguação).
Como ler uma caixa taxonómicaElefante
africano.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Géneros
Loxodonta
Elephas
Mammuthus
Stegodon
Deinotherium
Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há três espécies no mundo atual, duas africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Há ainda os mamutes (Mammuthus sp.), hoje extintos. Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante-africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade pesando até 12 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas de marfim.

Índice

 [esconder

[editar] Características gerais

Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhas de árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.
Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.
Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.

[editar] Características físicas

[editar] Tromba

Um elefante pode fazer diversos usos de sua tromba (como coçar o olho, por exemplo).
A probóscide, ou tromba, é uma fusão de nariz e lábio superior, alongado e especializado para se tornar o apêndice mais importante e versátil de um elefante. A ponta da tromba dos elefantes-africanos está equipada de duas protuberâncias parecidas com dedos, enquanto os elefantes asiáticas têm apenas uma destas. Segundo os biologistas, a tromba do elefante pode ter cerca de quarenta mil músculos individuais[1], o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore. Algumas fontes indicam que o número correcto de músculos na tromba de um elefante é mais perto de cem mil[2].
A maior parte dos herbívoros (comedores de plantas, como o elefante) possuem dentes adaptados a cortar e arrancar plantas. Porém, à excepção dos muito jovens ou doentes, os elefantes usam sempre a tromba para arrancar a comida e levá-la até à boca. Eles pastam relva ou dirigem-se as árvores para pegar em folhas, frutos ou ramos inteiros. Se a comida desejada se encontra alta demais, o elefante enrola a sua tromba no tronco ou ramo e sacode até a comida se soltar ou, às vezes, simplesmente derruba completamente a árvore.
A tromba também é utilizada para beber. Elefantes chupam água pela tromba (até quatorze litros de cada vez) e depois despejam-na para dentro da boca. Elefantes também inalam água para despejar sobre o corpo durante o banho. Sobre esta camada de água, o animal então despeja terra e lama, que servirá de protector solar. Quando nada, a tromba também pode servir de tubo de respiração.
Este apêndice também é parte importante das interacções sociais. Elefantes conhecidos cumprimentam-se enrolando as trombas, como se fosse um apertar de mãos. Eles também a usam enquanto brincam, para acariciar durante a corte ou em interacções entre mãe e filhos, e para demonstrações de força - uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão. Elefantes conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.
A tromba serve também para dar ao elefante um sentido muito apurado de cheiro. Levantando a tromba no ar e movimentando-a para um lado e para o outro, como um periscópio, o elefante consegue determinar a localização de amigos, inimigos ou fontes de comida.

[editar] Presas

As presas de um elefante são os segundos incisivos superiores. As presas crescem continuamente; as presas de um adulto médio crescem aproximadamente 15 cm por ano. As presas são utilizadas para escavar à procura de água, sal ou raízes; para retirar a casca das árvores, para comer a casca; para escavar a árvore adansonia a fim de retirar-lhe a polpa; e para mover árvores ou ramos quando um trilho é criado. Para além disso, são utilizadas para marcar as árvores para demarcar o território e ocasionalmente como armas.
Tal como os humanos, que são tipicamente destros, os elefantes são ou destros ou canhotos. A presa dominante, chamada a presa mestra, é, em geral, mais curta e mais arredondada na ponta por causa do uso. Tanto os machos como as fêmeas dos elefantes-africanos têm grandes presas que podem chegar até acima dos 3 m em comprimento e pesar mais de 90 kg. Na espécie asiática, só os machos têm presas grandes. As fêmeas asiáticas têm presas que são ou muito pequenas ou que são simplesmente inexistentes. Os machos asiáticos podem ter presas tão longas como os machos africanos, mas são normalmente mais finas e leves; a presa registrada mais pesada de sempre pesava 39 kg. A presa de ambas as espécies e constituída principalmente de fosfato de cálcio na forma de apatite. Como um tecido vivo, é relativamente macia (comparado com outros minerais como a pedra), e a presa, também chamada de marfim, é apreciada por artistas pela sua esculturabilidade. A procura de marfim de elefante tem sido uma das razões para o declínio dramático da população mundial de elefantes.
Alguns familiares extintos dos elefantes tinham presas também nos maxilares inferiores, como os Gomphotherium, ou só nos maxilares inferiores, como os Deinotherium.

[editar] Dentes

Réplica de um molar de um elefante-asiático, mostrando a parte superior
Os dentes dos elefantes são muito diferentes dos da maior parte dos mamíferos. Durante a sua vida eles têm normalmente 28 dentes. Estes são:
  • Os dois incisivos superiores: as presas.
  • Os percursores de leite das presas.
  • 12 pré-molares, 3 em cada lado de cada maxilar.
  • 12 molares, 3 em cada lado de cada maxilar.
Ao contrário da maior parte dos mamíferos, que desenvolvem dentes de leite e depois os substituem pelos dentes adultos permanentes, os elefantes têm ciclos de rotação de dentes durante a vida toda. Passado um ano as presas são permanentes, mas os molares são substituídos seis vezes durante a vida média de um elefante.[3] Os dentes não irrompem dos maxilares verticalmente como os dentes humanos. Em vez disso, eles têm uma progressão horizontal, como um tapete rolante. Os novos dentes crescem na parte de trás da boca, empurrando dentes mais velhos para a frente, onde eles se gastam com o uso e os restos caem. Quando um elefante se torna velho, os últimos dentes ficam gastos, e o elefante tem de comer apenas comida muito macia. Elefantes muito velhos frequentemente passam os últimos anos exclusivamente em zonas pantanosas onde conseguem encontrar folhas de relva molhada e macia. Por fim, quando os últimos dentes caem, os elefantes não conseguem comer e morrem de fome. Se não fosse pelo desgaste dos dentes, o metabolismo dos elefantes permitir-lhes-ia viver muito mais tempo. Como cada vez mais habitat é destruído, o território dos elefantes torna-se cada vez mais pequeno; os mais velhos já não têm a oportunidade de procurar comida mais apropriada e, por isso, morrem de fome mais novos.
As presas no maxilar inferior também são segundos incisivos. Estes cresciam bastante no Deinotherium e em alguns mastodontes, mas desaparecem cedo nos elefantes modernos sem irromperem.

[editar] Pele

Os elefantes são chamados de paquidermes, que significa "com pele espessa". A pele do elefante é extremamente rija na maior parte do seu corpo e tem cerca de 2,5 cm de espessura. No entanto, a pele à volta da boca e dentro das orelhas é muito fina. Normalmente, a pele dos elefantes-asiáticos está coberta por uma maior quantidade de pêlos do que no caso do seu congênere africano, sendo esta característica mais acentuada nos mais novos. As crias asiáticas estão cobertas de uma espessa camada de pêlo de coloração vermelho acastanhado. À medida que ficam mais velhas, este pêlo escurece e fica menos denso, permanecendo na cabeça e na cauda.
Os elefantes têm, geralmente, cor acinzentada, embora os africanos pareçam frequentemente acastanhados ou avermelhados por se rolarem na lama ou em solo dessa cor. Rolar na lama é um comportamento social de grande importância para os elefantes, além de que a lama forma uma espécie de protector solar, protegendo a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. No entanto, a pele de um elefante é mais sensível do que parece. Sem banhos regulares de lama para se proteger de queimaduras, mordidas de insecto, e perda de humidade, a pele de um elefante sofreria importantes danos. Depois do banho, o elefante, normalmente, utiliza a sua tromba para atirar terra sobre o seu corpo para o secar, formando uma nova camada protectora. Como os elefantes estão limitados a áreas cada vez menores, há progressivamente menos água disponível, pelo que os diversos grupos aproximam-se cada vez mais, o que origina conflitos quanto à utilização destes recursos limitados.
Rolar na lama também ajuda a pele a regular a temperatura. Os elefantes têm muita dificuldade em libertar calor através da pele porque, em relação ao seu tamanho, têm pouca superfície de pele. A razão da massa de um elefante para a área de superfície de pele é muito menor do que num ser humano.

[editar] Patas

Elefante usando as patas para esmagar e comer uma melancia.
As patas de um elefante são pilares verticais, pois precisam suportar o grande peso do animal.
Os pés de um elefante são quase redondos. Os elefantes africanos têm três unhas em cada pé traseiro e quatro em cada um dos pés da frente. Os elefantes indianos têm quatro unhas em cada pé traseiro e cinco em cada um dos da frente. Por baixo dos ossos dos pés existe uma camada gelatinosa que funciona como uma almofada de ar ou amortecedor. Por esta razão, um elefante pode ficar de pé por longos períodos de tempo sem se cansar. Aliás, elefantes africanos raramente se deitam, exceto quando estão doentes ou aleijados. Elefantes indianos, em contraste, deitam-se frequentemente. Embaixo do peso do elefante, o pé incha, mas desincha quando o peso é removido. Um elefante pode afundar na lama, mas consegue retirar as patas facilmente porque os seus pés reduzem de tamanho quando levantados.
O elefante é um bom nadador, mas não consegue trotar, saltar ou galopar. Tem dois andares: o caminhar e um passo mais acelerado que partilha características com a corrida. Quando caminha, as patas funcionam como pêndulos, com as ancas e os ombros subindo e descendo quando o pé é assente no chão. O passo mais acelerado não corresponde à definição habitual de corrida, porque os elefantes têm sempre pelo menos uma pata assente no chão. Como ambas as patas traseiras ou as dianteiras estão no ar ao mesmo tempo, este passo é semelhante às patas traseiras e as dianteiras correrem de cada vez.[4]
Andando a passo normal, um elefante anda a cerca de 3 a 6 km/h mas pode chegar a 40 km/h em corrida.

[editar] Orelhas

As grandes orelhas do elefante são também importantes para a regulação da temperatura. As orelhas de um elefante são feitas de material muito fino esticado sobre cartilagem e uma vasta rede de vasos sanguíneos. Nos dias quentes, os elefantes agitam constantementen as orelhas, criando uma brisa suave. Esta brisa arrefece a os vasos sanguineos à superficie, e o sangue mais fresco circula então pelo resto do corpo do animal. O sangue que entra as orelhas do animal pode ser arrefecido até cerca de 6 graus Celsius antes de retornar ao resto do corpo. As diferenças entre as orelhas dos elefantes africanos e asiáticos pode ser explicada, em parte, pela sua distribuição geográfica. Os elefantes africanos estão mais próximos do equador, onde o clima é mais quente. Por isso, têm orelhas maiores. Os asiáticos vivem mais para norte, em climas mais frescos, e portanto, têm orelhas menores.
As orelhas também são usadas para intimidação e pelos machos durante a corte. Se um elefante quer intimidar um rival ou predador, estende as orelhas para parecer maior e mais imponente. Durante a época da procriação, os machos emitem um odor de uma glândula situada entre os olhos. Joyce Poole, um conhecido investigador sobre os elefantes, propôs a teoria que os machos abanam as orelhas para espalhar este "perfume elefantino" até grandes distâncias.

[editar] A humanidade e os elefantes

Pegadas de um elefante no deserto.
A caça de elefantes, causada principalmente pelo seu marfim, é geralmente ilegal em todos os países africanos. No entanto, dadas as enormes quantidades de comida que estes animais requerem, alguns parques naturais africanos recorrem à emissão de licenças de caça em número reduzido para controlar as populações e angariar fundos. A caça dos elefantes teve também consequências a nível evolutivo. Visto que o objectivo primordial dos caçadores eram as presas, os animais que não as tinham graças a uma mutação genética, foram favorecidos. O processo involuntário resultou numa selecção artificial das populações de elefantes (análogo ao que resultou nas raças de cães), onde os animais sem presas passaram de 1% do total a representar, em certos locais, cerca de 30% dos indivíduos.
Ao longo da história, os elefantes foram utilizados pelo Homem para várias funções, como transporte, entretenimento e guerra. Os elefantes de guerra foram uma peça táctica importante antes da generalização da artilharia, principalmente nos exércitos de Cartago e do Império Persa. O general Aníbal considerava os animais excelentes para os combates militares, embora não apresentassem resistência ao frio. Foi através de Alexandre, o Grande que os elefantes de guerra chegaram ao Ocidente, em 325 a.C. [5]
Apesar destes usos, o elefante não é um animal doméstico, na medida em que não é criado em cativeiro. Quase todos os elefantes ao serviço do Homem foram ou são animais domados, isto é, nascidos em liberdade e adaptados às várias funções. Os motivos da falta de sucesso da domesticação dos elefantes incluem as despesas elevadas de manutenção, o longo período de gestação e crescimento e o temperamento por vezes violento destes animais. É por causa da sua personalidade que a grande maioria dos animais domados são fêmeas; em contrapartida, elefantes de guerra eram (e, ainda hoje, normalmente são) exclusivamente machos.

[editar] Perigo de extinção

Actualmente todas as espécies de elefantes são considerados como espécies em perigo de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN). Também estão registados no Apêndice I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), excepto para as populações de países (como Zimbábue e Botsuana) que foram reclassificados no Apêndice II. Os elefantes encontram-se ameaçados pela caça ilegal e perda de seu habitat. O marfim de seus dentes é usado em jóias, teclas para piano, hanko (selos personalizados para assinatura de documentos oficiais, exigida no Japão) e para outros objetos. Sua pele e outras partes são um componente comercial de menor importância, enquanto a carne é utilizada pelas pessoas da localidade.
A ameaça ao elefante africano representada pelo comércio de marfim é exclusivo para a espécie. Animais maiores, de vida longa e de reprodução lenta como os elefantes são mais suscetíveis à caça excessiva que outros animais. Eles não podem se esconder e são necessários muitos anos para um elefante crescer e reproduzir-se. Um elefante necessita uma média de 140 kg de vegetação por dia para sobreviver. Como os grandes predadores são caçados, as populações de pequenos animais que pastam (concorrentes do elefante nos alimentos) se encontram em ascensão. O aumento do número de herbívoros devastam as árvores, arbustos e gramíneas do local. Os próprios elefantes têm poucos predadores naturais além do homem (ocasionalmente os leões). No entanto, muitos governos africanos permitem legalmente a caça limitada. A grande quantidade de dinheiro que é cobrada para as licenças necessárias é frequentemente utilizada para apoiar os esforços de conservação, e o pequeno número de licenças emitidas (geralmente para animais mais velhos) garante que as populações não sejam esgotadas

alimente o peixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

acessem o Video do blog

http://www.youtube.com/watch?v=p6To5C05gZY&feature=player_embedded