Tradutor

curas para mordias de cobras

1 comentários




PICADA DE COBRA Os acidentes ofídicos, que são ainda de alta freqüência em nosso meio, apresentam como responsáveis os seguintes gêneros de serpentes: Bothrops (jararaca, urutu e jararacuçu), Crotalus (cascavel), Lachesis (surucucu) e Elapídico (coral)), abrangendo um grupo de aproximadamente 60 espécies catalogadas como responsáveis por estas ocorrências.
Quando da ocorrência de um acidente ofídico, algumas atitudes emergenciais devem ser tomadas:
a)A terapêutica antiofídica deve ser iniciada preferencialmente até 30 minutos da picada, sob risco de que o veneno promova seus efeitos danosos
b) Procure deixar a vítima em repouso;
c) Não faça torniquete se não tiver formação na área de saúde;
d) Procure fazer várias punções não muito profundas em volta da picada com uma agulha esterilizada e chupar o sangue que fluir pelos furos, cuspindo-o em seguida; caso tenha ferida bucal aberta ou cáries profundas, não faça este procedimento
e) Coloque sobre a picada uma compressa gelada
f) Evite dar qualquer coisa para o acidentado beber;
g) Procure apreender a cobra, viva ou morta para identificação posterior feita por conhecedor do assunto
h) Rapidamente procure transportar o acidentado para assistência médica em local que possua soro antiofídico; faça isto o mais rápido possível.
Os soros utilizados em nosso meio são os seguintes:
Cobra desconhecida = soro antiofídico (polivalente);
Jararaca = soro antibotrópico ou soro antiofídico (polivalente);
Cascavel = soro anticrotálico ou soro antiofídico (polivalente);
Surucucu = soro anti-laquético ou soro antiofídico (polivalente); e
Coral verdadeira = soro anti-elapídico ou soro antiofídico (polivalente).
Quando ocorre acidentes com cascavel (a cobra com chocalho na ponta da cauda), a picada é extremamente dolorosa nos momentos seguintes a picada, mas desaparece depois de algum tempo. Após 30 a 60 minutos, o acidentado fica com a chamada "cara-de-bobo", devido à queda de pálpebras (efeito do veneno sobre a musculatura palpebral) e paralisia dos músculos dos olhos; o indivíduo enxerga com dupla imagem, turva, necessitando abrir as pálpebras e franzir os músculos frontais (testa) para poder.
Com o veneno circulante, a urina fica vermelho-castanho-escuro e diminui muito em volume, ou pára, nos casos mais graves, fazendo o que é denominado de Insuficiência Renal Aguda.
O envenenamento pela cascavel é dos mais sérios e que apresenta grande índice de mortalidade, o que pode ocorre em poucas horas ou tardiamente em função da lesão renal.
Principalmente nas picadas de cascavel, mas também nas picadas por outras serpentes, mesmo no caso da dor desaparecer, a vítima deve ser vista e acompanhada por Médico, pois ocorrerá necrose da pele no local da picada, que pode estender-se por todo o membro atingido, com a conseqüente amputação.
Quando ocorre picada de jararaca, além da expressão facial tipo cara-de-bobo e urina escura (vermelha e turva), podem aparecer bolhas no local da picada e sangramento das gengivas.
Portanto, em caso de convívio inevitável com risco de picada de cobra ou em casos de turismo ecológico, deve ser tomado o máximo de cuidados, desde a vestimenta (botas) até a certeza de existência de local próximo que possua soro antiofídico disponível.
Os acidentes com a Coral-verdadeira (Micrurus)são particularmente muito graves e a sua picada também causa dificuldade em abrir os olhos e visão dupla e "cara de bobo" (como a cascavel) mas, além disso, provoca intensa sufocação. O tratamento consiste na aplicação somente do soro anti-elapídico. As corais verdadeiras existem em todo o Brasil, e em qualquer terreno. A diferença da falsa-coral é que nesta, os anéis não contornam todo o corpo da cobra, porém esta diferenciação pode ser muito difícil para o leigo.

Os sintomas do envenenamento por veneno de cobras crotalídeas variam bastante, dependendo do tamanho e da espécie da cobra, da quantidade e da toxicidade do veneno injetado, da localização da mordida, da idade e compleição física da vítima e da presença de outros problemas médicos. A maioria das picadas localizam-se na mão ou no pé. Geralmente, as picadas de cascavéis, trigonocéfalas e jararacas causam dor imediatamente após o veneno ser injetado. A região edemacia (incha) em 10 minutos. Esses sintomas raramente demoram mais do que 20 a 30 minutos para se manifestarem. A dor pode variar de leve a intensa. A picada de uma cobra venenosa pode ser diagnosticada baseando-se nas marcas das presas, no rubor, na dor, no edema e no formigamento e dormência dos dedos das mãos ou dos pés ou em torno da boca, entre outros sintomas. Após a picada de algumas espécies de cascavéis, foi descrita a ocorrência de um sabor metálico ou de borracha na boca.

Quando não tratado, o edema pode progredir, afetando todo o membro inferior ou superior em algumas horas. Os linfonodos da área também podem aumentar de volume e tornar-se dolorosos. Outros sintomas incluem a febre, calafrios, fraqueza generalizada, sudorese, náusea e vômito. A dificuldade respiratória pode ocorrer, sobretudo após uma picada de cascavel do Mojave. A vítima pode apresentar cefaléia (dor de cabeça), borramento da visão, ptose palpebral (pálpebras caídas) e boca seca.

O envenenamento moderado a grave por veneno de cobra crotalídea geralmente produz equimose na pele, que pode surgir 3 a 6 horas após a picada. A pele em torno da picada parece tensa e muda de cor. Pode ocorrer a formação de bolhas na área da picada em 8 horas e, freqüentemente, elas apresentam sangue no seu interior. A falta de tratamento pode acarretar destruição do tecido circundante e a formação de coágulos de sangue nos vasos sangüíneos.

O veneno de muitas crotalídeas, particularmente as cascavéis, impede a coagulação do sangue. As gengivas podem sangrar e a pessoa pode apresentar sangue no vômito, nas fezes e na urina. Os resultados dos exames de sangue que avaliam a coagulação podem ser anormais e o número de plaquetas (os componentes do sangue responsáveis pela coagulação) pode estar significativamente reduzido.

Em geral, as picadas de cobra coral causam pouca ou nenhuma dor e edema. Os principais sintomas são causados por alterações do sistema nervoso. A área em torno da picada pode formigar e os músculos próximos podem tornarse fracos. A seguir, a pessoa pode apresentar incoordenação muscular e fraqueza generalizada intensa. Outros sintomas incluem distúrbios visuais e aumento da produção de saliva, além de dificuldades da fala e da deglutição. Em seguida, podem ocorrer problemas respiratórios, que são algumas vezes graves.

Tratamento

As picadas de cobra venenosa são emergências médicas que exigem atenção imediata. Antes de iniciar o tratamento, a equipe médica de emergência deve tentar determinar se a cobra era venenosa e se ocorreu injeção de veneno. Quando o veneno não foi injetado, o tratamento é o mesmo de um ferimento puntiforme, isto é, uma limpeza meticulosa e a aplicação de uma dose de reforço da vacina antitetânica.

Uma vítima de uma picada de cobra crotalídea deve manter-se o mais calma e quieta possível, aquecida e deve ser transportada imediatamente ao serviço médico mais próximo. O membro picado deve ser imobilizado, sem ser apertado demasiadamente, e mantido abaixo do nível do coração. Anéis, relógios e roupas apertadas devem ser removidos e nenhum estimulante deve ser administrado. Um extrator de Sawyer (um dispositivo que aspira o veneno do local da mordida, destinado aos primeiros socorros) deve ser aplicado sobre a mordida em cinco minutos e mantido durante 30 a 40 minutos, durante o transporte para o hospital para a continuação do tratamento.

O antídoto (soro anti-ofídico), que neutraliza os efeitos tóxicos do veneno, é uma parte importante do tratamento da maioria das mordidas de cobra. O soro anti-ofídico é administrado pela via intravenosa. Além disso, é administrada uma dose de reforço da vacina antitetânica e, ocasionalmente, é necessária a administração de antibióticos.

O tratamento geral para mordidas de cobra coral é o mesmo que o para as mordidas de cobras crotalídeas. Quando a vítima apresenta problemas respiratórios, o suporte ventilatório pode ser necessário. O soro anti-ofídico pode ser necessário. Deve ser administrado um que seja específico para mordidas de cobra coral. Em todos os casos de envenenamento por mordida de cobra, particularmente em crianças e idosos, um Centro de Controle de Intoxicações deve ser contatado. Para orientações sobre o tratamento de uma mordida de cobra importada, o primeiro local que deve ser contatado é o parque zoológico ou um centro de controle de intoxicações local. As pessoas que trabalham nesses locais sabem onde obter o soro anti-ofídico e têm uma listagem dos médicos especializados no tratamento dessas mordidas.

alimente o peixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

acessem o Video do blog

http://www.youtube.com/watch?v=p6To5C05gZY&feature=player_embedded