Tradutor

A baleia-jubarte


Por José Henrique Garcia
A baleia-jubarte (Megaptera novaengliae), também conhecida como baleia-cantora, baleia-corcunda e baleia de bossa é um mamífero marinho pertencente a ordem Cetacea e a sub-ordem dos Misticetos. Esta baleia possui uma ampla distribuição em todos os oceanos do mundo, sendo que em épocas reprodutivas buscam zonas costeiras com profundidades inferiores que 200 metros.
Baleia Jubarte
Baleia Jubarte
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenopteridae
Gênero: Megaptera
Espécie: Megaptera novaeangliae
As populações das baleias-jubarte são diversas, ocorrendo desde o hemisfério norte até o hemisfério sul, sendo divididas por sua vez em diversos outros estoques populacionais. Estas baleias possuem o costume de migrar margeando a zona costeira e devido a esta razão as tornou vulneráveis a caça, sendo que a intensidade se deu no início do século XIX e a primeira metade do século XX, levando esta espécie de baleia quase a extinção. Estima-se que na metade da década de 60 restavam apenas algumas centenas em todo o hemisfério sul.
As baleias-jubarte foram protegidas no ano de 1964, no hemisfério sul, quando através de acordos internacionais promovidos pela Comissão Baleeira Internacional (CBI), a caça foi proibida, sendo que a partir deste momento os diferentes estoques iniciaram uma lenta recuperação de sua população, porém ainda são consideradas baleias ameaçadas de extinção. Pesquisas recentes de estimativa populacional demonstram que população de baleias-jubarte encontra-se perto de 15.000 animais, sendo este valor representado por cerca de 10% do número original da população.
Se compararmos o tamanho da baleia-jubarte, com a maior da baleia dos oceanos (baleia azul), que chega a medir 30 metros de comprimento, a baleia-jubarte seria considerada de médio porte. As baleias-jubarte macho podem medir cerca de 14 metros de comprimento, desde a cabeça até a nadadeira  caudal, sendo que as fêmeas desta espécie são ligeiramente maiores, podendo apresentar 16 metros de comprimento de corpo. Estes animais podem pesar cerca de 35 a 40 toneladas sendo que seus filhotes ao nascerem pesam aproximadamente 1,5 toneladas e medir de 3 a 5 metros de comprimento.
Estas baleias possuem uma coloração escura, negra na sua região dorsal, sendo que a região ventral é negra com manchas brancas, podendo apresentar certas tonalidades de negro grisalho.
As nadadeiras peitorais são caracteres visuais importantes para identificar estas baleias nos oceanos, pois são nadadeiras muito longas, quando comparadas com as outras espécies de baleias. Estas nadadeiras peitorais podem medir cerca de 5 metros ou então 1/3 do comprimento do corpo dos animais. A nadadeira dorsal se encontra no dorso deste animal, sendo muito pronunciada neste animal, podendo medir cerca de 30 centímetros, tendo uma base pronunciada e por ter essa corcunda (dorsal) evidente, é a origem de um dos nomes desta baleia, como mencionado no início do artigo. A forma da nadadeira dorsal pode ser diferenciada de animal para animal, podendo ser triangular, falcada ou até arredondada.
As baleias-jubarte por serem mamíferos marinhos da ordem Cetacea e pertencente a classe dos Misticetos, respiram por meio de dois orifícios respiratórios, sendo que só os Misticetos apresentam dois orifícios, e os odontocetos apresentam apenas um. Os orifícios são localizados na parte superior da cabeça, sendo que quando o animal submerge, estes se permanecem fechados apenas abrindo quando o animal vai a superfície. Ao respirar vindo a superfície o som é tão forte que se pode escutar a cerca de 100 metros de distância do animal.
As baleias-jubartes são incríveis nadadoras podendo realizar longas migrações. Estas baleias podem nadar a velocidades de 4 a  10 km/h e geralmente são encontradas em grupos de cerca de 10 animais ou menos, sendo que a maioria das vezes são encontradas em pares. Seu padrão de mergulho é em torno de 3 a 9 minutos e quando vem a superfície para respirar, podendo emergir cerca de 3 a 5 vezes a cada 15 ou 30 segundos e então submergem novamente. Quando vão realizar um mergulho mais prolongado, estas baleias arqueiam o dorso para tomar impulso e iniciam um mergulho mais profundo. Estes padrões podem ser alterados se estas entrarem em comportamento de interação com outros indivíduos.
Estas baleias quando estão em zonas de reprodução realizam seus movimentos sempre em proximidades da costa. No brasil, locais de concentração para a reprodução destas baleias ocorre no arquipélago de Abrolhos.
As jubartes apresentam um pedúnculo caudal muito potente que ajuda no impulso do animal e que faz com que estes realizem diversos tipos de comportamentos, como por exemplo: saltos parciais, saltos totais (corpo todo fora da água) e batidas da cauda na água. São incríveis quando observados em ambiente natural, pois são muito barulhentos e criam muita turbulência na coluna de água. Estes saltos são tão violentos que em algumas ocasiões pode-se verificar sangramento na pele destes indivíduos. Também é uma forma de retirar ectoparasitas aderidos ao corpo. São animais muito dóceis, comportando-se de maneira muito tranquila  quando uma embarcação se aproxima, podendo chegarem perto da embarcação levantando a cabeça, ou até mesmo passando por de baixo do casco.
De maneira geral, pesquisas recentes mostraram que os saltos estariam ligados a comunicação e a natureza social dos animais. Estes serviram como forma de socializar, como se elas estivessem convidando outro individuo para este tipo de comportamento. Estes saltos são tão fortes que podem ser vistos ou sentidos pelos animais a quilômetros de distância. Os machos adultos podem saltar para demonstrar hierarquia para com os outros machos e para chamar a atenção das fêmeas.
A identificação das baleias jubartes é feita através da foto identificação, devido ao fato de que estes animais ao mergulharem, deixam evidente a parte ventral da nadadeira dorsal na qual possui marcas únicas, como se fossem digitais, diferenciando os indivíduos. As fotografias retiradas então, entram em um banco de dados fotográficos, que posteriormente quando o animal volta para aquele mesmo lugar ou outros locais, podem ser comparados e desta forma pode se estimar sua população. Outros métodos para identificar e estimar populações de jubarte é através de sobre-vôo, na qual se utiliza de pequenos aviões ou helicópteros para sobrevoar locais onde estão os animais e desta forma se faz um censo.
Baleia jubarte e seu filhote
Foto: Instituto Baleia Jubarte
As baleias jubartes também são conhecidas por seus cantos, ou melhor dizendo, por sua vocalização. Durante a temporada de reprodução os machos quando não estão competindo pelas fêmeas e permanecem solitários emitem uma série de sons que pode durar horas. A vocalização destes animais também pode ser utilizada para identificar indivíduos e funcionam como se fossem assinaturas vocais.
Estas baleias são animais filtradores, pois em vez de dente, possuem cerdas na mandíbula superior. O principal alimento desta baleia é o krill (Euphasia superba), constituindo a base alimentar destas incríveis baleias, sendo que também podem se alimentar de pequenos peixes. A tática de captura do alimento pode se dar de diversas maneiras, uma bem conhecida é quando grupos de baleias perseguem e cercam cardumes de krill ou pequenos peixes e aprisionam este cardume por bolhas liberadas pelos orifícios respiratórios, fazendo com que o cardume sempre fique agrupado e desta maneira de aproveitam para captura-los.

0 comentários:

Postar um comentário

alimente o peixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

acessem o Video do blog

http://www.youtube.com/watch?v=p6To5C05gZY&feature=player_embedded