Tradutor

Periquito

Periquito é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae (papagaios) que se alimenta essencialmente de sementes. O nome não corresponde a nenhuma classe taxonómica e é usado para referir as aves menores deste grupo.



Até à Europa

Em 1840 John Gould trouxe para Inglaterra periquitos de cor verde claro. Os periquitos foram aves que se adaptaram muito bem às gaiolas e assim ganharam grande popularidade entre os criadores de aves. Nos primeiros anos de criação destas aves só havia de cor verde-claro, tendo depois surgido o amarelo e daí o amarelo de olhos vermelhos (lutino). Daí em diante apareceram os azuis celestes. Depois apareceram várias tonalidades de verdes, azuis, amarelos, havendo depois os malhados recessivos.
O periquito-de-asa-amarela (ou periquito-de-encontro-amarelo) (Brotogeris versicolorus chiriri) (imagem) pode ser visto em parques e áreas abertas.


Identificação de Sexo

Como Indentificar  se é Macho ou Fêmea, pode ser concluído por pequenas caracteristicas:

Macho:geralmente o macho possui sua narina quando filhote em um tom de lilás, após 1 ano de vida sua narina muda de cor para um tom de azul escuro quando adulto.
Obs: quando sua narina adiquirir um tom azul significa que o macho está pronto pra reproduzir.

Fêmea: quando filhote a fêmea possui sua narina em um tom de branco, após 1 ano de vida sua narina muda para um tom de rosa ( ou um tom de chocolate )  quando adulto.
Obs: quando sua narina  adiquirir um tom de marrom chocolate significa que ela esta pronta pra acasalar.




 
 
 

Os Psitacideos

periquito-australiano ou periquito-comum (Melopsittacus undulatus) é uma espécie de avepsitaciforme pertencente à família Psittacidae. É um animal de estimação muito popular.Os periquitos-australianos são aves pequenas, com uma envergadura média de 18 cm. Em cativeiro, têm uma esperança média de vida de12 anos.[carece de fontes][Image]Na Natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula(saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho. Em cativeiro, foram desenvolvidas outras colorações artificiais, sendo as mais conhecidas em tons de azul, ou totalmente brancas. Os periquitos-australianos selvagens são menores que os criados em cativeiro.
 
 

Transmutação

Os periquitos ondulados como também são conhecidos apresentam uma enorme variedade de mutações do "original" verde: Verde Claro, Azul,Factor Escuro,Cinzento, Violeta, Face Amarela, Opalino, Saddleback, Spangle, Spangle Melânico,Canela,Fallow, Luitnos e Albinos, Lacewings, Diluídos, Asas Claras, Asas Cinzentas, Arco Iris, Corpos Claro, Arlequim Australiano, Rémiges Claras, Arlequim Holandês, Arlequim Dinamarquês, Amarelos e Brancos de Olhos Preto, Slate, Antracite, Face Preta, Periquitos de Poupa, O Mottle, Bicolores, Frisados, Feather Duster e algumas combinações entre as mutações.
 
 

Adestrando seu Periquito

É um processo difícil e que precisa de muita atenção !!!

Primeiramente espera um filhote sair do ninho e comer sozinho então você colocará o periquito dentro de uma gaiola em um lugar de sua casa com movimentação de pessoas.
Após algumas semanas ele acostumará com a movimentação e com você. Então você vai pra fase 2, todos os dias você colocara sua mão dentro da gaiola conversando com eles então a cada dia ele irá percebe que você não oferece nenhum mal a ele. Hora da fase 3, você o incentivara a subir no seu dedo, colocando o dedo sobre a barriguinha dele e empurrando levemente, após um tempo ele irá subir no seu dedo quando você o chamar então você partira para a fase 4 irá tirar ele da gaiola e o acostumando solto pela casa.Se praticar todo dia em 2 semanas ele estará mansinho.
Agora já está pronto seu periquito é só se divertir com ele !!! 

Reprodução

É muito simples você só precisa de uma gaiola própria com um ninho. Depois que você tiver esses Itens você colocara um casal.
Após alguns dias a fêmea começará preparar o ninho para depositar seus ovos, e o macho irá alimenta-lá pela boca isso significa que eles já estão prontos para reproduzir.
Quando ela sair raramente do ninho (ficar maior parte do dia lá) verifique e veja se ela já deposito seus ovos, se ela tive depositado de 18 a 20 dias eles já serão chocados. Uma fêmea pode botar de 3 a 7 ovos.
Depois que os filhotes nascerem você deve colocar torradas, pão molhado para os pais alimentar os filhotes, nunca deve faltar comida pois a fêmea pode enfraquecer muito causando sua morte.Após 30 dias os filhotes sairão do ninho e já comeram sozinhos.
Após algumas semanas a fêmea estará pronta outra vez para a próxima postura !!!
 
 

Alimentação Balanceada

A alimentação de um casal na gaiola e bem diferente do que em viveiros. Pois na gaiola os periquitos não se e exercitam muito então a alimentação não precisa ser tão enriquecida. Já no viveiro onde há espaço para eles voarem a alimentação deve ser enriquecida com minerais o suficiente pra dar energia para levantarem voo.


Alimentação na Gaiola pode ser composta de: painço, girassol, alpiste e se preferir algumas frutas como maçã, tomate, banana e também torradas pois eles adoram.


Alimentação no Viveiro deve ser composta por: painço, girassol, alpiste, aveia, milho e vitaminas que você encontra nas casas de PetShop e também Frutas e Torradas.


E não podemos esquecer dessa parte, a cada 3 meses você deve compra o cubo de cácio para eliminar  lombriga e outros vermes.E também se você percebe que o bico de seu periquito esta muito grande compre um osso de siba para ele bicar e diminuir seu bico. 
 

Doenças

É uma doença simples, de fácil tratamento, porém causa muito desconforto dor e até a morte do periquito. A Sarna se apresenta com placas escamosas de coloração amarelada, que se situam especialmente nas áreas sobre o bico, em torno do globo ocular e nas extremidades do bico e das patas, podendo ser levada também para a região da cloaca.
Seu tratamento é basicamente aplicações locais de medicamentos específicos, bastando para isto segurar o periquito com umas das mãos, e colocar sobre as regiões afetadas uma ligeira camada de pomada acaricida para pássaros, efetuando uma suave massagem para que se vá soltando as crostas e escamas onde se alojam os ácaros. Aplica-se pulverizações de inseticidas em spray ou pó, especialmente para pássaros.
É comum encontrar esta doença em periquitos que rolam de uma para outra gaiola suja em pequenos comércios de aves pela cidade. Em criadouros onde os pássaros são bem cuidados, desinfetados e desverminados periodicamente é muito raro vermos esta doença.
Quando encontro um periquito nestas condições indico o uso de SBP, inseticida doméstico a base de água. Após agitar o frasco, direciono o jato para bem próximo de um papel limpo e deixo formar uma massa líquida onde com o auxílio de um cotonete aplico esta substãncia sobre as partes afetadas. Esta indicação está presente em livros sobre criação de pássaros, é eficiente, e dependendo do caso resolve com duas ou três aplicações.
 
 



0 comentários:

Postar um comentário

alimente o peixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

acessem o Video do blog

http://www.youtube.com/watch?v=p6To5C05gZY&feature=player_embedded