Tradutor

CARRAPATO

CARRAPATO (Boophilus microplus)






Fêmea


Macho
Características � também conhecido como carrapato dos bovinos, é com certeza o principal parasita destes mamíferos, causando inúmeros prejuízos à atividade pecuária, diminuindo a qualidade do couro, a produção de carne e leite, transmitindo doenças e até a morte do animal parasitado. Ácaro que apresenta grande dimorfismo sexual, com as fêmeas bem maiores que os machos.
Habitat � áreas de pastagens.
Ocorrência � originário do continente asiático, introduzido na América do Sul por colonizadores ibéricos com a importação de gado zebuíno vindo da Ásia. Ocorre em todo o território nacional.
Hábitos � parasita. É um carrapato monoxeno, ou seja, parasita um só hospedeiro
Alimentação � hematófago (sangue).
Reprodução � o ciclo biológico apresenta uma fase parasitária de aproximadamente 21 dias na qual passa pelos instares de larva, ninfa e adulto, todos em um único hospedeiro. A fase de vida livre inicia-se com a queda das fêmeas ingurgitadas e culmina quando as larvas eclodidas encontram um hospedeiro. Na fase de vida livre, a fêmea ingurgitada apresenta primeiro um período de pré-postura de 3 dias, morrendo após a postura. Em temperaturas ao redor de 28 o C e alta umidade relativa (85%), a postura e a eclosão ocorrem em aproximadamente 18 dias. As larvas recém eclodidas migram para as pontas da vegetação onde podem localizar o hospedeiro pelo odor ou vibrações. No hospedeiro, as larvas se


fixam em regiões corporais propícias para seu desenvolvimento, tais como: posterior da coxa, perineal, perianal e perivulvar. Após 7 dias de sua fixação ocorre a muda para ninfas e estas mudam para adultos com marcado dimorfismo sexual em aproximadamente 8 dias. A fêmea, após o acasalamento, começa a alimentação até o ingurgitamento total, que propicia sua queda ao solo, enquanto que o macho permanece no bovino à procura de novas fêmeas.
Predadores naturais � aves
Cuidados - quando for caminhar por uma área infestada, borrife algum inseticida na calça. Como medida preventiva, coloque a boca da calça para dentro da bota. Sempre que caminhar em uma área contaminada, vasculhe todo o corpo para retirada dos carrapatos fixados o mais rápido possível. Tomar os cuidados preventivos necessários na criação de bovinos sob a orientação de um Médico Veterinário.

0 comentários:

Postar um comentário

alimente o peixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

acessem o Video do blog

http://www.youtube.com/watch?v=p6To5C05gZY&feature=player_embedded